GCCrim

GCCrim
Grupo de Pesquisa

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Publicações do GCCrim: Relatório de pesquisa

No dia 18 de março de 2010, o Grupo Candango de Criminologia (GCCrim) lançou o relatório de pesquisa "Roubo e furto no DF: avaliação da efetividade das sanções não privativas de liberdade”. A pesquisa, coordenada pelas Professoras Ela Wiecko Volkmer de Castilho e Fabiana Costa Oliveira Barreto, foi executada pela equipe de pesquisadores do GCCrim, contando com a valiosa colaboração do Estatístico René Raupp, do MPDFT. A pesquisa qualitativa contou com a coordenação da Dra. Liana Fortunato Costa, docente do programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica e Cultura da UnB.

Como a Professora Ela Wiecko ressaltou no evento de lançamento da pesquisa, foram quatro anos de estudos, levantamentos e discussões públicas sobre os resultados. O interesse do público sobre a pesquisa foi expresso na VIII Semana de Extensão da UnB, em 2008, no Fórum Social Mundial, em janeiro de 2009 (em Conferência Livre preparatória à Conferência Nacional de Segurança Pública – CONSEG), e em maio de 2009, em seminário sobre política criminal realizado em conjunto com o Centro Acadêmico de Direito da UnB.

A pesquisa pretende despertar o interesse de profissionais e de toda a sociedade a respeito do funcionamento do sistema de justiça criminal e nortear alterações nas suas práticas, de modo a atender os direitos de processados, condenados e das vítimas.

Confira a íntegra do relatório:




Relatorio Penas Alternativas UnB

Nenhum comentário:

Postar um comentário