GCCrim

GCCrim
Grupo de Pesquisa

segunda-feira, 30 de dezembro de 2019




NOTA DE PESAR



As integrantes do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre a Mulher–NEPeM, da Universidade de Brasília, expressam sua imensa tristeza pela morte da NILCÉA FREIRE, noite do dia 28, na cidade do Rio de Janeiro.
Mulher generosa, amiga e feminista, foi Reitora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro e Ministra da Secretaria de Política para as Mulheres (2004 a 2010). Nos esforços pela superação das desigualdades a que as mulheres estão submetidas, promoveu a realização da 1ª. Conferência Nacional de Política para as Mulheres (2004), assim como o Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres (2007), com previsão de políticas públicas amplas e articuladas, direcionadas prioritariamente às mulheres rurais, negras e indígenas que vivem situações de violência em razão de sua maior vulnerabilidade social.  Foi fundamental a sua articulação no âmbito do Executivo para a aprovação da Lei Maria da Penha (2006).
Nilcéa atuou pela descriminalização do aborto, estimulou o serviço disque-denúncia da violência contra a mulher e na maior efetividade das casas-abrigo, centros de referência, delegacias e juizados especiais de violência doméstica e familiar.
Deixa um grande legado para o feminismo brasileiro, pois foi uma figura política destacada da nossa história recente, não apenas ao participar das lutas em defesa dos direitos humanos das mulheres, mas de todas as pessoas.
Foi uma mulher forte e decisiva quando se fez necessário enfrentar a misoginia presente nas estruturas governamentais, Sua trajetória nas políticas públicas é um estímulo e exemplo a ser seguido. Sua ausência será sentida, mas sua dignidade, cidadania e solidariedade, certamente iluminarão nossos caminhos.   
Nilcéa lutou pelas mulheres como lutou por sua vida. Obrigada por tudo, companheira!  Seguiremos firmes.
Nesse momento de perda e de sofrimento, expressamos a todos os familiares, nossos sentimentos.

NEPeM/UnB

Brasília, 29 de dezembro, 2019.


Nenhum comentário:

Postar um comentário